WALDEMAR DA COOBRANORTE RECEBE VISITA DO SISTEMA OCB/Sescoop-RJ


o Projeto da OCB/SESCOOP- RJ , ‘Presidência Itinerante’ se dirigiu à Coobranorte. Na ocasião, estiveram os presidentes da Coobranorte, Waldemar Soares, da Associação de Apoio aos Caminhoneiros do Estado do Rio de Janeiro (Ascom/RJ), Jorge Gardioli, da Camposcooper,  Rosana Moreira,  e da Coopergoyta, Márcio José dos Santos.
Waldemar Soares abriu os trabalhos apresentando o projeto de emenda modificativa à Lei Orgânica de Campos dos Goytacazes, que tramita na Câmara dos Vereadores do município, e cujo objetivo é focar o Artigo nº 160. Ele amplia a sua normatividade a fim de criar um conjunto de regras que visa fortalecer e disseminar o cooperativismo na região.


                                     Em frente da Coobranorte, a comitiva recebida pelo Waldemar e Jorge Gardioli da ASCAM RJ

Segundo Marcos Diaz, o projeto é de grande valia para a localidade. “Temos realmente que buscar o apoio da administração pública. Campos é importante economicamente para o Estado do Rio de Janeiro. Este projeto, capitaneado pela Coobranorte, possibilitará a conquista de novos parceiros. Poderemos, inclusive, viabilizar articulação com o Sicoob Cred Rio Norte e a Coagro, que são outras cooperativas da região”, explicou.

Para o dirigente da Coobranorte, a aprovação desta emenda vai possibilitar o crescimento do sistema cooperativista de Campos dos Goytacazes: “Teremos força nos poderes Legislativo e Executivo, e fomentaremos o cooperativismo democraticamente e socioeconomicamente.”, explicou Waldemar.

O assessor jurídico do Sistema, Abdul Nasser, propôs a criação de um Fórum permanente na região. “A partir daí, conseguiremos criar um grupo coeso. Convidaremos as cooperativas de Campos, além de vereadores e do prefeito, visando à intercooperação”, disse.

No final do encontro, Willian Azevedo explicou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), ferramenta que prepara as cooperativas para se firmarem ainda mais no mercado, com maior poder de competitividade, por meio da adoção de boas práticas de gestão e governança.
“O objetivo da OCB/RJ é buscar a excelência na gestão das cooperativas”, enfatizou o diretor Vinícius Mesquita.

Sicoob Cred Rio Norte

Em sua primeira visita ao Sicoob Cred Rio Norte, o presidente Marcos Diaz foi recebido pelo presidente da cooperativa e representante da OCB/RJ no ramo Crédito, Neilton Ribeiro da Silva, e sua diretoria. Na pauta estava o levantamento de demandas e uma maior aproximação entre as partes.




Neilton Ribeiro elogiou a postura da atual diretoria da OCB/RJ: “Esta instituição é de todos nós cooperativistas. Com a OCB/RJ à frente, podemos vislumbrar novas perspectivas. Destaco, também, esta preocupação com as cooperativas do interior. O cooperativismo somente vai ser grande no momento em que entender a intercooperação como ponto de sustentabilidade do nosso sistema”, destacou.
“A nossa preocupação é profissionalizar a gestão, fazer as cooperativas grandes e fortes. Outro ponto importante é que as cooperativas se conheçam, façam negócios entre si e troquem informações. A OCB/RJ é a casa do cooperativismo em nosso Estado,” acrescentou Diaz.

Coagro





Na Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), Diaz e comitiva se reuniram com o presidente Frederico Rangel e conheceram as instalações, localizada em Campos dos Goytacazes. No encontro, Frederico Rangel explicou o método de funcionamento desta cooperativa do ramo Agropecuário.
A Coagro processa a matéria prima recebida de seus cooperados e comercializa seus produtos - Etanol Hidratado e o Açúcar Cristal Coagro. Com média de 2.000 empregados e 9.000 cooperados, a cooperativa é a principal fonte de renda do distrito. Os produtos são comercializados em todo o Estado do Rio de Janeiro e em outros Estados, como Espírito Santo e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário