MATÉRIA DO JORNAL ODIÁRIO - BLITZ DA SAÚDE DO MOTORISTA

Os caminhoneiros que passaram neste sábado pelo km 67 da BR 101 (Campos/Rio de Janeiro), próximo ao Shopping Estrada, puderam fazer exames de saúde gratuitos durante a 4ª Blitz da Saúde dos Motoristas. Para a realização do evento, que aconteceu das 7h às 12h, a Cooperativa dos Caminhoneiros (Coobranorte) contou com a parceria do Sest-Senat de Campos, Associação de Apoio aos Caminhoneiros do Estado do Rio de Janeiro (Ascam-RJ), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Autopista Fluminense, secretaria municipal de Saúde, Guarda Municipal e Santa Casa de Misericórdia.


Além de exames de glicemia e medição da pressão arterial e massa corporal, houve atendimento oftalmológico, com fisioterapeuta, corte de cabelo e serviços de manicure. Foi oferecido ainda um lanche. Mais de 300 caminhoneiros foram atendidos das 7h às 10h. 


Segundo o presidente da Coobranorte, Waldemar Soares, idealizador do projeto, o objetivo é mostrar ao motorista como ele pode cuidar da saúde para ter um dia a dia melhor ao volante. "É fazer com que ele olhe pra si", afirmou ele, destacando que uma das causas de acidentes, envolvendo caminhoneiros, é o mal súbito. Durante 30 anos, Waldemar trabalhou como caminhoneiro.




Na estrada, com mais segurança

Waldemar disse que a blitz da saúde começou em 2012. Além de Campos, ela já aconteceu em Cantagalo e futuramente será levada a Volta Redonda e Três Rios. "Nossa intenção é levá-la para todo o estado. Procuramos realizar cinco por ano. É a quarta promovida em Campos de setembro do ano passado pra cá", comentou o presidente da Coobranorte. 




O diretor do Sest-Senat de Campos, João Carlos Campaneli, destacou a importância do evento. "É uma maneira de forçar o motorista, no bom sentido, a parar um pouco para prestar atenção na saúde. Teve um caminhoneiro mesmo que estava com a pressão alta e nem sabia. Saiu daqui preocupado e foi orientado a procurar um médico na segunda-feira". 



O caminhoneiro Rodolfo Pessanha, 48 anos, que estava chegando de viagem, aprovou a iniciativa. "É muito importante fazermos esses tipos de exame. Na empresa que trabalho, antes de qualquer viagem, os motoristas passam por uma avaliação médica", afirmou ele, que estava com as taxas normais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário